12/09/2008

Akira Kurosawa e Woddy Allen na RTP2

Este sábado a RTP2 brinda-nos com dois filmes de especial relevo: "Os Sete Samurais" de Kurosawa e "Balas sobre a Broadway" de Woody Allen.





"Sete Samurais" é um dos filmes da minha vida. Logo, é difícil para mim explicar num post aquilo que penso sobre estes filme. Genericamente, este filme rodado em 1954 pelo Mestre Kurosawa, pode ser visto numa perspectiva lúdica como um filme de aventura ( ao jeito dos western de John Ford) de grande dimensão e sobretudo um clássico. Este filme, em termos técnicos, foi bastante inovador à data da sua realização, utilizando a técnica "Wipe" para efectuar as mudanças de cenas - técnica mais tarde utilizada por George Lucas e na "Guerra das Estrelas". E há mesmo quem diga que iniciou um sub-género de aventura. No mínimo, existem já remakes e outros derivados desta obra.

A minha perspectiva da obra, ultrapassa o filme de aventura-acção. Classifico como um diálogo entre duas éticas: A dos camponeses e a dos samurais. A primeira, medrosa e sedentária. A segunda, temerosa e nómada. A partir destes adjectivos muitos outros se acrescentam na análise psicológica aos personagens do filme. Quanto a esta variedade, havia muito mais para falar (mas o melhor é mesmo ver) já que são Sete Samurais e todos eles de personalidade bastante própria.

Ver resumo aqui.







"Balas sobre a Broadway" é uma irresistível e sarcástica paródia sobre o mundo do teatro - os seus tiques e absurdos. Para rir e pensar ao mesmo tempo, bem ao jeito da comédia judaíca.

Ver resumo aqui

Horário

Sábado, 13 de Setembro

22.45 - Balas sobre a Broadway
00.25 - Os Sete Samurais (3horas e 30 minutos)

Sem comentários: