27/02/2020

Sobreviver

Numa reunião/formação de professores lá na escola, a formadora perguntou a razão que nos movia para dar aulas. Todos os professores tentaram encontrar motivos para fazê-lo: houve argumentos altruísticos, pessoais, politicamente correctos, humorísticos, profissionais. Contudo, houve um que me deixou a pensar. O professor disse que a sua razão para dar aulas era "Sobreviver". Naquele momento, pareceu-me que ele estava a tentar chocar ou evidenciar-se. No dia seguinte, aquela motivo não me saía da cabeça. Era  básico e animal, mas também me parecia agora o mais sincero e profundo. Agora, ao analisar todas as outras respostas, mudei de opinião e todas elas me pareciam invenções, tentativas de nos enganarmos a nós próprios ou de iludirmos os outros. Sobreviver era a causa primeira. Porque o homem quando idealiza, entende que a realidade fica sempre aquém do ideal. Então, faz o que pode para sobreviver, na esparsa esperança de dia a dia se aproximar dessa ideia que criou, como destino ou missão, para si mesmo.

Sem comentários: