FAZ-TE MEMBRO DESTE BLOG E RECEBE NOTIFICAÇÕES DOS NOVOS POSTS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Exposição fotográfica “Timor-Leste, um povo em construção” de João Delgado



No dia 27 de novembro inaugurou em lisboa, na Biblioteca por Timor, uma exposição de fotografia de João Delgado com o tema “Timor-Leste, um povo em construção.” A exposição aborda várias áreas da sociedade timorense, concentrando-se em especial na falta de meios ao nível dos cuidados de saúde dos mais carenciados, na pureza das crianças e num clima social extremamente afetuoso que ali se vive.

 Durante a sua estada em Díli, em abril do corrente ano, enquanto desenvolvia um plano curricular e vários manuais do curso profissional de Técnico da Pesca em colaboração com o Ministério da Educação daquele país, João Delgado envolveu-se num projeto de voluntariado na Clínica do bairro Pité. A clínica acolhe pessoas carenciadas com o intuito de facultar-lhes cuidados de saúde. A experiência sensibilizou de tal forma este homem de causas sociais, que fê-lo decidir por procurar apoios em Portugal e, nomeadamente na Mútua dos Pescadores, capazes de apoiar a clínica e melhorar o dia-a-dia dos seus pacientes.

Paralelamente, João Delgado, licenciado em Belas Artes, decidiu elaborar uma recolha fotográfica composto por vários ângulos da sociedade timorense, com o foco de alertar e sensibilizar o público para o potencial de Timor-Leste, mas também para aspetos que urge melhorar (cuidados de saúde).

João Delgado é membro da direção da Mútua dos Pescadores, formador do ForMar, lecionando “Marinharia”, “Tecnologia da Pesca”, “Desenho Técnico” e” Tecnologias do Mar” e pescador do porto de pesca da Nazaré. Para além destas valências, licenciou-se em Belas Artes na ESAD de Caldas da Rainha e mantém uma atividade pictórica e fotográfica relevante.

A exposição pode ser vista até 28 de dezembro na Biblioteca por Timor, localizada Rua de S.Bento, 182 – 184 (Defronte da Assembleia da Républica) em Lisboa. Tel. 21 390 57 02
bib.timor@cm-lisboa.pt

Sem comentários :

_