04/08/2008

"Os meus primeiros anos" - Winston Churchill


Editado pela Guerra e Paz, a auto-biografia de Winston Churchill recomenda-se. Depois de uma escolaridade em que foi apenas sofrível, o antigo PM britânico frequenta a Academia Militar e de seguida engrossa diversas frentes de guerra do grande império victoriano, nomeadamente, Cuba (como convidado da coroa espanhola), Africa do Sul (Guerra Boer), Sudão e Paquistão. O livro relata com alguma nostalgia o fim de uma época em que a guerra era mais "romantica" - romantismo que desaparece com a carnificina da Primeira Guerra Mundial e das suas "Dantescas" máquinas de matar.



Churchill conta-nos a sua história de 1874 a 1902. Período durante o qual inicia também a sua feliz carreira política. A forma aberta e corajosa como este homem, Nobel da Literatura em 1953, fala das suas fraquezas e incertezas, é por certo uma das suas lições de coragem e honestidade intelectual. Um dos mais audazes e corajosos líderes do século XX não era perfeito e assumia-o com facilidade, em 1930, data da publicação da primeira edição deste livro - evento precedido de uma derrota política dos "tories".


Uma das suas frases célebres, mostra o seu génio desasombrado: "Um apaziguador é alguém que alimenta um crocodilo na esperança de ser o último a ser comido".


Sem comentários: