21/08/2024

Algumas extrapolações sobre o meu próximo livro

Da minha janela vê-se o mundo. Ele é triste ou alegre, se eu estiver triste ou alegre (para os anglófonos, isto é evidente). Por isso, eu e ele somos o mesmo e temos a mesma dimensão.

Leio-o (o mundo) com as palavras que conheço. Daí não passo. Sou também aquilo que me falta. Os meus contornos são definidos, de certa forma, pelas minhas impossibilidades.

Sou o que não sou, ou o que ainda não sou, ou na versão mais nostálgica, o que deixei de ser. À medida que o tempo passa verifico ser cada vez válida esta possibilidade.

A inspiração do meu próximo livro é o calculo, por meio de silogismos e operações apenas possíveis na aritmética da poesia, de algumas das coisas que me são ainda impossíveis: Deus, o Paraíso na Terra, a santidade, como estado daquele que se consegue separar das condições mundanas para seguir um caminho, o caminho, melhor dizendo.

O exemplo é sempre o recurso mais fácil para o professor. Logo, imaginem um camponês, na Idade Média, a olhar o mar, especulando, ao mesmo tempo, tudo o que está para além da linha do horizonte. Nesse momento, ele está a calcular o impossível.

Esse camponês sou eu e o mar, esses enigmas que vislumbro e sobre os quais procuro preposições plausíveis que me tranquilizem por momentos, como alguém que se detém, por um breve instante, para respirar, enquanto foge de uma fera do tempo.



Sem comentários: