Louvores

========================================================================

«Acho que os teus poemas estão mais “simples”, ou menos “adornados”. Não sei explicar…Fez-me lembrar a poesia do filme Paterson, de Jim Jarmusch.»
     
Marina Palácio - Ilustradora


«Gosto da sua poesia: simples, direta, realista e terna.» 

«Estive a ler alguns textos do seu blogue e como eu gosto de o ler! É tão natural ao escrever que parece que estamos falando um com o outro na mesa do café, assim de forma despretensiosa.»

Céu - Blogger 



«Belo...sempre surpreendente. O ritmo, a respiração, o tempo.»

 Seguidora desconhecida



«Continuo a achar notável a maneira como consegues injectar nos teus poemas uma tensão que começa por ser quase imperceptível mas que acaba por dar lugar a deflagrações ou explosões líricas, pequenas, discretas e localizadas mas muito poderosas»
    
Alexandre Andrade - Físico e escritor



«Este "Salmo a uma rocha atlântica" coloca-nos perante interrogações que parecem atravessar, sem resposta, sucessivas gerações de seres humanos, eventualmente desde o período em que um primeiro olhar consciente terá repousado o seu caminhar sobre esta finisterra.»

Duarte Belo - Fotógrafo 


«Escreveste um lindo poema de amor, uma declaração aparentemente simples - "aparentemente", porque o texto mostra bem a técnica laboriosa dos versos e revela o poeta experiente no manuseio das palavras. Tal como nas palavras Álvaro de Campos, vemos a "técnica" e a sã "loucura", neste caso, do amor ("centro industrioso do peito")»

Lina Mendonça - Professora e investigadora na FLUL


«A poesia ( de LPG ) tem um encanto especial... Encontrei um homem de palavras certeiras, com olhos atentos e inquietos, e que procura saber a sua medida, adivinhando que nada se pode medir.»

Telma Silvestre - Professora



«Gosto muito do paradoxo físico como imagem da liberdade. A fixação e o bater das asas. Como se a liberdade fosse uma ânsia, o que é uma contradição.» (A propósito do poema "Há um ar de neve")

António Castro Caeiro - Professor e Escritor



«Interessante. Como consegue traduzir as páginas quotidianas com tanta subtileza.»

Humberto Campos - Leitor e amigo



«Tu visitas-nos» (a propósito do conjunto de contos reunidos no livro "Short stories")

Maria Rego - Professora



«No silêncio contido das tuas personagens ecoa uma infinidade de conflitos e de emoções»

Porfírio Lopes - Encenador


«As tuas palavras, os teus poemas, são visuais. Diz-se que 'uma imagem vale mil palavras', mas tu consegues fazer o oposto. Cada palavra tua vale 1000 imagens.»

Ricardo Andrade - Ilustrador



«Gosto particularmente de algum vocabulário inesperado, grãos resistentes nos poemas: de "varejeira" a "notificação digital", por exemplo. Várias vezes, acho que resolve muito bem eventuais perigos: por exemplo, "coração" é uma palavra arriscada na poesia, mas "os ossos do coração" torna-se logo uma imagem interessante. Em alguns lugares, talvez a expressão pudesse ser mais enxuta: no poema "Suave resistência", por exemplo, o último verso parece-me algo excessivo... Mas existe sempre esse grão resistente - precisamente - nos seus poemas, que me interpela muito.»

Pedro Eiras (Poeta) a propósito do livro de poemas «Fronteira» 



«Moderno, atual, feroz, jovem, fora dos temas que povoam os palcos, "O Último Castro Antes de Roma", um texto da autoria de Luís Palma Gomes, Belíssimo texto como todo o elenco de atores e atrizes. Bela banda sonora e desenho de luzes. Belos figurinos e opção do cenário.»

José Gil (professor de teatro) na sua crítica ao "O Último Castro Antes de Roma".


"É uma poesia que me pareceu bastante pragmática, com uma vertente entre o lírico e o concreto, num equilíbrio interessante. Há também uma nuance aforística com alguma assertividade sem cair no pretensiosismo."

Maria F. Roldão, análise crítica ao livro "Fronteira"


"Gosto da sua forma de escrever porque sei que não há palavras à toa."

Graça Pires - Poeta



"O Último Castro Antes de Roma, um texto (da autoria de Luís Palma Gomes) que conta em pouco mais de uma hora uma história complexa e intemporal."

Cristina Figueiredo ( Editora de Política da SIC) no "Expresso Curto" (Newsletter do Expresso)



.
"Como sua poesia é singular, Luis. Bravo!"

Solange Firmino - Poeta e professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Sem comentários: