14/03/2013

Quinto Império

Da minha marquise
contemplo o Quinto Império
ou apenas a Reboleira ?




Mas afinal o que é o "Quinto Império" ?

É o quinto porque é essa a sua ordem de existência relativamente aos que existiram até ao momento da sua evocação, no século, XVII, pelo Padre António Vieira. 

Este império, ao contrário dos anteriores, não baseava a sua hegemonia na força, nem pretendia uniformizar os diferentes povos como forma de controlo. Seria antes disperso e constituído por múltiplas culturas. Um imperador católico regeria um império universal cristão e aproveitaria a rede de missões católicas  portuguesas para se implantar do Japão ao Brasil, da costa africana aos países banhados pelo Índico. 


O projeto do "Quinto Império" nasce também para combater outras ideias e interesses de índole politica  como a supremacia marítima holandesa e inglesa que desde a perda de independência lusitana se emancipavam.  Por esta razão, o mito do quinto império  engrossa os argumentos dos conjurados que lutam pela Restauração que  acontece em 1640. Portugal pode assim acalentar o sonho  de Vieira  de retomar a liderança militar e politica entretanto perdida e, quiça, fazer nascer o Quinto Império - O reino das fraternidades.

Sem comentários: