20/03/2017

Tenham esperança!

Aos meus amigos mais jovens que andam tristes com a eventual falta de emprego compatível com as suas expetativas, aos pais daqueles que viram os filhos emigrar, só tenho duas palavras para dizer-lhes: "Tenham esperança". Antes da crise, Portugal tinha 35 empresas entre as 100 maiores da Península Ibérica. Agora tem apenas seis. A culpa não é nossa, nem deles. São circunstâncias da história. Tenham esperança, porque é no crisol fogo que se purifica o ouro. Os povos que acreditaram nos momentos difíceis, ergueram-se das cinzas. Também nos vamos erguer. Com paciência e esperança.

2 comentários:

Luis disse...

não quero dizer dizer isto, mas sinto que devo por mais que me custe

o que se diz a um escravo?

tem esperança que no teu sofrimento te purificas?

Luís Palma Gomes disse...

"Ter esperança" não procede a resignação, mas a aceitação. Não há maior "escravo" que aquele que se escraviza a ele próprio, ou seja, resiste ao exterior( a Deus, se quiseres) e se confina aos seus desejos. Aceitar, mesmo com sofrimento, resulta numa libertação. Ao fugir ao sofrimento necessário, o animal-humano torna-se algo mais angustiado que um escravo - um escravo permanentemente em fuga.

Sim, assumo-me escravo. Deixem escolher o meu senhor e viverei em sua casa sob os mandos, graças, proteções e LEI.