26/02/2015

O que faz chorar Nani ?

 Nani era um rapaz pobre. Vivia nos bairros mais pobres da Amadora: Santa Filomena e 6 de Maio. Foi jogar para o Real de Massamá e ia pé todos os dias para os treinos. O seu dom chamou atenção do Sporting Clube Portugal e ao longo dos anos foi crescendo como futebolista. Os contratos melhoraram até chegar ao Manchester United, onde fez dois contratos que resolveram ad aeternum os seus problemas financeiros. Nani parece ser um jovem equilibrado que estuda música e tem uma vida normal para um futebolista de elite.

Tudo isto é a história vulgar de um futebolista em ascensão: Sucesso, fama e riqueza. Contudo, no passado fim de semana, ao marcar um golo antológico fora da área, festejou com lágrimas de tristeza e raiva. Eu perguntei-me porquê? O que lhe falta, que terá levado aquele desespero contido ? Que lágrimas eram aquelas? 

Acho que eram as dele, as minhas e as tuas que lês este texto. E também a prova que a matéria não satisfaz nem preenche o homem por completo. Quase arriscaria a dizer, quase nada. O Nani precisa de compaixão e compreensão. Foi excluído, este ano, do Manchester  United que o emprestou ao Sporting. Entrou bem na época de 2014-2015 ao serviço dos "Leões". Porém uma lesão e alguns jogos menos bons, levou a que o público, sempre pronto a julgar e a criticar, às vezes com uma boa dose de injustiça, duvidasse das suas qualidades ou tentando "picá-lo" como se faz aos cavalos de corrida. Nani tem ou pode ter tudo o que provavelmente um simples cidadão português gostaria de possuir. Contudo, faltou-lhe às vezes o amor dos outros, como tu ou como eu e só por isso chora. 


Sem comentários: