26/08/2013

Alcácer do Sal - O sabor da história

Alcácer do Sal é uma das cidades mais antigas da europa. Usado como porto pelos Fenícios para o comércio de estanho com a Cornualha,  constituiu um ponto de referência pelos  povos que marcaram Portugal culturalmente (Romanos, Visigodos e Árabes). A cidade  apresentava todas as condições para ser considerada um ponto estratégico do ponto vista militar e económico durante a reconquista cristã no séc.XII. A sua conquista definitiva efetua-se apenas no reinado de D.Afonso II.

Hoje a cidade tem pouco mais de 6.000 habitantes e o concelho, 13.000 – o que me parece muito pouco. Alcácer - relativamente próxima de Lisboa, Setubal e Sines - merece uma visita. Pelas suas gentes (A Pensão “A cegonha” é muito acolhedora), gastronomia ( Provem a pinhoada), beleza (Tomem uma refeição à beira do Sado) e pela sua oferta turística (De Tróia a Sines, passando pelo inolvidável porto de palafita da Carrasqueira).


Alcácer tem tudo, só faltam habitantes e a sua visita.

PS. A Praça de Touros João Branco Núncio é de uma beleza e casticidade invulgar. O matemático Pedro Nunes nasceu ali.Duas curiosidades com bastante significado histórico e cultural.

1 comentário:

Paris Toujours disse...

quando passo na autoestrada para o Algarve prometo visitar Alcácer em breve, e passam anos....
lá de cima, na autoestrada, parece-me um lugar muito acolhedor, muito calmo mas talvez me engane.
Agora que falas, vou de certeza em breve visitar, falaremos sobre isto depois da minha visita.