11/12/2012

À volta do Tejo

10.00 horas

Costa da Caparica

Está frio. Mesmo assim o mar parece trazer alguma bonomia e têmpero a esta manhã de inverno. Algumas dezenas de surfista acordaram cedo para apanhar estas suaves ondas que morrem hoje pela praia-mar. Alguns pescadores desportivos ensaiam lançamentos defronte ao restaurante do Barbas. Vou caminhar e procurar comprar um jornal diário decente.




11.00 horas

S.João da Caparica

Leio no Público, dois versos de um poeta místico, William Blake:

"Tigre, tigre, ardendo aceso
  Pelas florestas da noite"

E continuo:

"Gato, gato, velando à meia-luz
  Em contra-mão com o tempo"

"Sapo, sapo, abocanhando em cheio
 A extrema-unção do mundo"


12.30 horas

Trafaria

Chego à vila piscatória da Trafaria para almoçar. Pensei comer uma caldeirada. Mas é um prato demasiado caro para uma pessoa apenas. Decidi-me pela "Raia frita com açorda".



Ao entrar no restaurante "O Fragateiro" deparo-me com uma parede com muitos posters de equipas de futebol de "Os Belenenses". Pergunto ao proprietário se é sócio. Diz-me que sim. E que é também o pai do Luis Ferreira, antigo guarda-redes do Belenenses e atual treinador de guarda-redes. Ficámos obviamente à conversa.



14.00 horas

Palácio Nacional da Ajuda

Aqui sente-se o poder. No local mais alto da cidade, um magnifico palácio se ergue numa das colinas da cidade. Por detrás, um comando da GNR. Lá dentro alguns Audis e BMWs pretos revelam a austeridade forte do estado. Antes e depois de 1910, talvez pouco tenha mudado no que diz respeito às máscaras do poder.




15.00 horas

Exposição de Botero “VIACRUCIS - A Paixão de Cristo”

Na sala " Rei D.Luis I" do Palácio está exposta um conjunto de pinturas e desenhos denominados "Via Crucis", do pintor colombiano Fernando Botero, até ao dia 23 de Janeiro.

Na exposição de Boreto, encontro no quadro "A crucificação" a ideia mais nóvel da exposição: Jesus jaz na cruz. A sua pele tem uma tonalidade verde que integra-o, qual camuflagem, na paisagem verdejante de um jardim urbano. Por detrás da sua agonia, a população passeia impertubável.



Em alguns quadros a dimensão de Jesus é imensa em comparação com aqueles que o maltratam ou traiem. Contudo, na " A Piedade", Ele surge em dimensões muito reduzidas, em comparação com a sua mãe, que o toma em braços.



16.00 horas

 Beira-rio - Junto à estação fluvial de Belém

Ver o rio é um ato infatigável de fé. É esperar no porto que o estrangeiro chegue da barra ou que a montante venha, rio abaixo, o mais intimo português.

Escrevo por fim com o sol a pôr-se:

"A oeste adensa-se o futuro da noite
como se o sol também desaguasse
levado pela teimosia do Tejo"




1 comentário:

Duarte Belo disse...

Caro Luís Miguel Gomes, achei muito interessante a sua Árvore com Voz, que não conhecia. Há alguma afinidade com aquilo que eu próprio procuro.