23/05/2011

Locais de culto: Igreja de São Roque - Lisboa


Quando visitamos igrejas, nos 4 cantos da cristandade, ficamos admirados com as suas capelas, retábulos, frescos, entre muitos outros predicados. Contudo, visitei uma igreja lisboeta cujo exterior, sóbrio e vulgar, não deixa transparecer o seu interior magnifico e vibrante, nem fica nada a dever aos mais belos lugares de culto europeus. Talvez porque algumas das suas lustrosas capelas se encontram, em fase adiantada de restauro, que a sua beleza resplandeça ainda mais.

Foi erigida, pela Companhia de Jesus, nos século XVI e decorada gradualmente durante os séculos XVII e XVIII. É notório que a contra-reforma obrigou esta igreja  a adoptar um perfil humilde para a fachada e depois a um maneirismo e barroco esplendoroso, na forma como compôs o seu interior. O facto de ter resistido ao terramoto de 1755,  torna-a mais sui generis e obrigatória entre os lugares de culto alfacinhas.

Se desejarem conhecer mais detalhes podem iniciar a navegação pela wikipédia:

A igreja situa-se no Largo Trindade Coelho, paredes meias com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Bairro Alto. Ao domingo, existe uma visita guiada (em português) à igreja e ao museu de arte sacra com o mesmo nome, pelas 16.00 horas.

Sem comentários: