28/11/2009

Pátio dos Deuses -Parte III

Ano 72 da Nova Era ( antigo ano de 2090 DC ).

Em 1998 DC, o meu avô brincou neste pátio. Aliás, o único vestígio que ficou depois de terem arrasado os prédios antigos e plantado este bosque. Naquele tempo, as mentes morriam com os corpos e as pessoas trabalhavam 7 horas ou mais por dia. O capitalismo estava, como ainda hoje, no auge. Porém, as pessoas estavam mais interessadas em ter coisas materiais do que tempo, árvores, amigos ou boas conversas. Eram outros tempos.

Felizmente, os deuses daquele velho pátio morreram. Nem os Deuses são eternos. No ocidente, de vez em quando, mandamo-los dar uma “curva ao bilhar grande”, quando já não servem para nada. Sobre a sua memória, fazemos aquilo que em gestão chamamos Inovação Incremental. Isto é, não rompemos completamente com o modelo anterior, apenas acrescentamos uma camada – que neste caso são tão-só novos deuses.

Dizem que tudo começou naquele dia em que o meu avô pediu ao seu pai, para escrever um post no Blog, inserido numa manta de retalhos narrativos que chamavam “Pátio dos Deuses”. Um Blog era uma espécie de diário electrónico que existia numa rede de dados de dimensão mundial, chamada World Wide Web.

O meu bisavô ficou confuso. Porque razão tinha o filho pedido-lhe para escrever aquele post ? Inventou uma pequena história de ficção científica para despachar o assunto entre tantos outros assuntos que tinha na sua agenda.

Mal sabia ele, que todas as profecias daquela short-story se tornariam mais tarde realidades.

Sem comentários: