FAZ-TE MEMBRO DESTE BLOG E RECEBE NOTIFICAÇÕES DOS NOVOS POSTS

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Das cem lições de punk para a vida eterna..



Por inícios da década de noventa, uma luz sedenta de vida emergia sobre o nevoeiro habitual de Seattle . Um som que se distinguia de todos os outros. Existia, na época, uma especialidade regional musical , onde só os músicos de Seattle sabiam a forma mágica para electrificarem os nossos ouvidos com riffs fortes, musicas penetrantes e letras, quase curativas, para o espírito. Nirvana , Soundgarden , Alice in Chains , Pearl Jam foram estes quatro nomes que mais se distinguiram, dando o pulo de Seattle para o muro. Mas como em qualquer outra causa, eram necessários mártires. Algo que também não escapou a este movimento . O primeiro e mais médiatico, Kurt cobain(vocalista dos nirvana) - o príncipe do Grunge. Hoje ele transporta como fardo o ícone daquela geração . Em 1994 , no dia 5 de Abril é encontrado sem vida em sua casa, por um electricista . Ao seu lado estava a espingarda que tinha hipotecado um dos maiores valores musicais do nosso século. Mas ao mesmo tempo estava criada a lenda . Os Nirvana tinham brilhado, sobretudo com o álbum Nevermind, o segundo álbum de originais da banda. Todos os álbuns que se seguiram foram igualmente consideradas obra - primas. Sem duvida, enchia-nos os ouvidos . Alice in Chains outra banda deliciosa de se contemplar também sofreu a perda da sua maior figura Layne Stanley (vocalista) .Os Alice in Chains, que tinham um tom mais duro e mais próximo do heavy metal, também tocaram em muitos bons ouvidos, principalmente pela grande posse em palco e pela a voz penetrante do seu vocalista . Onde pára esta geração de ouro ? Porque ainda continuamos pendurados a playlists sem nexo ? … voltem estão perdoados

Pedro M. de Castro

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Belenenses "à FC Barcelona"

Futebol ao primeiro toque temperado com colectivismo, técnica, oportunidade de passe e desmarcação. O pequeno Belenenses fez lembrar o enorme FC Barcelona. Há alguns anos atrás, num jogo a contar para a taça UEFA, os azuis do Restelo ganharam mesmo por 1-0 ao Barcelona de Shuster e Lineker.

Esta movimentação de ataque do jogo que opôs o CF "Os Belenenses" à Naval 1º Maio merece 2 minutos de atenção. Pura arte!

Façam o favor de ser felizes


Naquelas tardes da década de 80, metia uma das cassetes do Raul Solnado no gravador e matava o meu tempo de infância em casa da minha avó. Sabia quase de cor, como agora os jovens sabem os textos do "Gato Fedorento", muitos daqueles sketches humorísticos. Depois veio o Herman e depois os "Gatos". O Solnado foi assim o primeiro cómico da "minha vida".

Extracto da "Guerra":

"- Está lá?!... É da guerra ? Podiam suspender a guerra que o nosso capitão está com uma dor de cabeça...Não!... Andava a passar revista e meteu lá a cabeça e agora não consegue tira-la...Disparar ? Obrigadinho, se disparassemos saia a cabeça e saia o resto...Já agora vejam se tiram dai o arame farpado que nós aqui já não ganhamos para calças".

Até sempre, Raul

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O nosso dinheirinho



Recomendo este livro escrito por um jovem Engº Informático que, apesar da sua pouca experiência, nos dá algumas orientações muito objectivas sobre a forma como deveremos gerir as nossas finanças pessoais. Poupar e Investir são o mote do livro. Deixo aqui um excerto retirado do site oficial do livro:


" A vida não está fácil para os portugueses. O aumento das taxas de juro e a diminuição do poder de compra levam a que a maioria de nós viva numa permanece correria para pagar as contas, sem nos apercebermos de que estamos a desperdiçar o que de melhor a vida tem para oferecer.

Chegou a hora de fazer uma pausa e pensar. O que é o dinheiro? Que valor lhe damos? O que podemos fazer para pô-lo a trabalhar para nós? Pedro Queiroga Carrilho , formador especializado em finanças pessoais, começou a fazer essa reflexão há quase uma década. Rapidamente se apercebeu de que, mais importante do que o dinheiro que ganhamos é o dinheiro que conseguimos pôr de parte e investir. Mas como? Por onde começar?

A resposta está aqui, no primeiro guia de finanças pessoais escrito por um português e a pensar nos portugueses."**

** Retirado do site oficial do livro: O seu Primeiro Milhão

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Algarve


Algarve moreno, sereno - quase quente e quase húmido. Serás Europa ou África ? Aguarela de um continente que se esbate numa velha porção de oceano, quase mar, quase rio, quase um paul onde uma cegonha, à calma, pasta.

As praias bordam-te de um areal nimbado de estátuas antigas de um continente que o mar engoliu. Quem quer saber de ti, ó terra moura ?

És um sonho no centro da noite. Aquele sonho que nunca lembramos ao amanhacer e dele fica apenas o sabor.

Lagos, Julho de 2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Portugal em directo - Portugal Positivo


Em paralelo com os telejornais mais ou menos éticos, mais ou menos interessantes, mais ou menos demagógicos, existe um serviço de noticioso que nos enche de esperança: "Portugal em Directo" na RTP1. Neste espaço, ficamos a conhecer as iniciativas da sociedade cívil, o dinamismo das entidades locais e regionais. Sente-se o "Pais" crescer. Mas infelizmente, deve ser um espaço noticioso com pouca audiência. A intriga, a calúnia, a desgraça para todos os gostos e escalas são uma refeição demasiado gulosa para quem mais do Informação deseja o "espetáculo do que informação".
_