FAZ-TE MEMBRO DESTE BLOG E RECEBE NOTIFICAÇÕES DOS NOVOS POSTS

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A variabilidade intra-específica


A existência de variabilidade intra-específica possibilita a actuação da selecção natural, i.e., quanto mais heterogéneo for o património genético de uma espécie, ou de um habitat onde essa espécie nidifica, maiores serão as possibilidades de selecção natural e de adaptação dessa espécie à mudança. Colocando agora a matiz interdisciplinar e cruzando a biologia com a sociologia, diria que também a esta variabilidade funciona dentro das comunidades, quando balizada por príncipios éticos e morais aceitáveis. Logo, percebo que uma cidade cosmopolita, ousaria mesmo a usar o termo "dirty", é obviamente mais competitiva e flexível relativamente a outra onde o património genético seja mais homogéneo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arrebaldes


Viva o lento! Substituir o carro pelas pernas, a máquina digital pela caneta e bloco de notas, combatendo assim a velocidade (mais que furiosa) que nos dificulta a analise e deslumbre dos detalhes.

Em redor de de Lisboa subsistem ainda alguns apontamentos de um urbanismo da primeira metade do século XX. Ao caminhar ao longo da ribeira de Barcarena ou entre as quintas de Belas encontram-se vestígios de uma forma de estar tão próxima no tempo e tão distante no modo de habitar.
_