FAZ-TE MEMBRO DESTE BLOG E RECEBE NOTIFICAÇÕES DOS NOVOS POSTS

domingo, 27 de janeiro de 2008

"Ganhar Menos, Viver Melhor"


Era bom que existisse uma solução política para pôr em prática esta máxima. Não me parece que a partir de um determinado limte, os nossos rendimentos nos permitam viver melhor. Grande parte dos rendimentos que ultrapassam esse limite relativo é gasto em pseudo-necessidades que criamos e cultivamos "ad eternum". Ficamos sem tempo para os prazeres gratuítos como, por exemplo, estarmos com mais gostamos. Por outro lado, nas bichas dos hipermercados, com carrinhos atolados de "tretas", nunca vi grandes manifestações de alegria ou felicidade. As expressões daqueles que se encontram nessas filas parecem-me quase sempre angustiadas ou ausentes.



Porém, a grande maioria dos portugueses estão abaixo desse limite. Logo o problema não se coloca em Portugal com a acuidade de outros paises mais desenvolvidos. Mas era bom que reflectissemos acerca disto, dessa pequena questão: Onde está agora o meu verdadeiro eu ?




sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Humildade

Ao contrário do que muitas das vezes se pensa, a humildade não é a antitese da ambição. A humildade é o cimento da ambição. Porquê ? Dá-nos tempo, amigos e resistência.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Príncipio de Arquimedes aplicado à democracia


"Todo o politico mergulhado numa verdadeira democracia sofre, por parte do eleitorado, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do eleitorado conquistado pelo politico."

Eureka!!

Corpo e Alma

"O corpo precisa da alma...mas a vida não pára" - cantam Mafalda Veiga e João Pedro Pais.

Ou seja, quando olhares as estrelas, tem cuidado, não trocepes no chão.

"Temos de ser duros para sobreviver e sensíveis para o merecer." - esta foi sacada do Western 'Johnny Guitar'

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O cérebro não é nosso !

O cérebro não é um orgão com características apenas pré-determinadas pela genética. As suas capacidades cognitivas adaptam-se gradualmente ao meio e aos seus estímulos. Logo, concluí-se: "O Cérebro não é nosso!"

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Luiz Pacheco (1925-2008)


Descanse em paz o escritor que brindou as gerações futuras com a frase libertadora: "Vão para a puta que vos pariu".


domingo, 6 de janeiro de 2008

O Mestre Zen e o Rapaz

Quando o rapaz recebeu um cavalo, todos na aldeia disseram: " Que presente bestial !!".
O Mestre-Zen disse:"Veremos..."

Quando o rapaz caiu do cavalo e partiu a perna, todos disseram:" Que azar ele ter recebido o cavalo".
O Mestre-Zen disse:"Veremos..."

Quando o Rapaz livrou-se da chamada para a guerra devido à perna partida, toda a aldeia disse:"Que sorte ter caído do cavalo".
O Mestre-Zen disse:"Veremos..."

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O Transcendental Ecológico

As grandes religiões monoteístas (Cristãos, Muçulmanos e Judeus) separaram-se da mãe-natureza, criando uma relação Homem-Deus exclusiva. O ambiente e os outro seres vivos não foram convocados para este pacto divino. Talvez tenha sido a Ordem dos Franciscanos, entre os Cristãos, aquela que mais se aproximou de o que podemos chamar uma relação ecológica entre a natureza e o Dívino. Os Budistas tem também uma especial apetência por esta relação de integração de todos os seres vivos no espaço religioso. Mas percebe-se que no futuro esta aproximação entre o Transcendente e toda a Terra, e não apenas uma ínfima parte chamada humanidade, será forçosa.

O filme de animação “A Princesa Mononoke” é um hino e um monumento biblíco a esta interdependência Homem-Natureza. Passou no dia de Ano Novo na RTP2. Tenho pena de quem não viu. Por isso, let's look the trailler:


_